A fuga dos 92 detentos da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, o PB1, completa 14 dias nesta segunda-feira (24). Imagens do circuito interno de segurança foram divulgadas e mostram o momento exato da explosão do portão principal. No vídeo é possível ver um homem que chega sozinho, encapuzado, com uma mochila e fortemente armado. Ele é responsável por colocar os explosivos e se mostra tranquilo e confiante para executar a ação que não demora 15 segundos.
Toda a ação gerou repercussão nacional, inclusive, o Fantástico deste ultimo domingo (23), trouxe a reportagem e as imagens do circuito interno com exclusividade. As Policias militar e civil da Paraíba seguem em diligencias para recapturar os fugados e prender os envolvidos. Em entrevista ao portal Paraíba Master, Alexandre Macedo, Assessor da secretaria de administração penitenciaria, informou que 49 já foram recapturados e estão de volta ao PB-1. Questionado sobre as mudanças no presidio, Alexandre afirma que houve modificações significativas “ O esquema de segurança foi reposicionado. Não posso passar mais detalhes. Mas adianto que outros apoios de segurança estão dando esse suporte” disse.
O nome de todos que ainda estão foragidos foi incluído na lista de difusão laranja da INTERPOL. Esse procedimento tem objetivo de avisar aos países vizinhos sobre algo de grande ameaça à segurança publica. O nome e a foto dos fugados também foram divulgados no portal da cidadania da Paraíba.
https://www.youtube.com/watch?v=Gnsr9Sysfkw