Já se passaram dois meses desde que a policia federal cumpriu mandado judicial de reintegração de posse no condomínio vista do verde I e II. Cerca de 250 famílias ficaram desabrigadas. Até o momento, 60 delas continuam ocupando uma praça no bairro das indústrias. Nesta quarta-feira (26), estas famílias foram até o Centro Administrativo de João Pessoa, cobrar o auxilio-aluguel, para que eles possam deixar a praça até que os apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida possam ser entregues.
Em relação a principal reivindicação dos desabrigados, a prefeitura da capital esclareceu por meio de nota oficial que “aquelas que solicitarem auxílio-moradia precisam estar classificadas dentro dos critérios sócio-econômicos estabelecidos em Lei para o recebimento.”. A prefeitura ainda afirma que desde o mês de Julho, ficou acordado que os alojados na praça da juventude devem receber apoio da secretaria de saúde. Além disso, a nota enfatiza que eles possam procurar a SEMHAP para fazer o cadastramento no programa de habitação “Os moradores do Vista Verde devem comparecer à Semhab para efetuar as inscrições no programa habitacional da Prefeitura, para que o processo seja efetuado dentro da legalidade, obedecendo todos os critérios previstos em Lei estipulada pela Portaria Nº 412, de 6 de agosto de 2015, do Ministério das Cidades.”.
Entramos em contato com a secretaria de habitação da capital, Sachenka Bandeira, para mais esclarecimentos. Ela nos informou que neste caso que ocorreu hoje a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) está responsável por todo tramite do auxílio-moradia. Entramos em contado com a SEDES e fomos avisados que toda informação foi divulgada por meio da nota emitida pela prefeitura de João Pessoa.
Confira a nota na integra:
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias Municipais de Habitação (Semhab) e Desenvolvimento Social (Sedes), reitera que está aberta ao diálogo com as famílias da ocupação do residencial Vista Verde, que estiveram reunidas no Centro Administrativo na manhã desta quarta-feira (26), reivindicando moradia.
As Secretarias informam que o que foi acordado em reunião no mês de julho, com a comissão representando as famílias alojadas na Praça da Juventude, continua válido.
Durante a reunião ficou acertado que serão mantidas as visitas de profissionais da Secretaria de Saúde à praça, para auxiliar enfermos, crianças e idosos, bem como a quem precisar de atendimento.
Os moradores do Vista Verde devem comparecer à Semhab para efetuar as inscrições no programa habitacional da Prefeitura, para que o processo seja efetuado dentro da legalidade, obedecendo todos os critérios previstos em Lei estipulada pela Portaria Nº 412, de 6 de agosto de 2015, do Ministério das Cidades.
A Sedes ressalta que tem dialogado com a comissão que representa as famílias da ocupação do residencial Vista Verde e que aquelas que solicitarem auxílio-moradia precisam estar classificadas dentro dos critérios sócio-econômicos estabelecidos em Lei para o recebimento.
Por: Paraíba Master