O Hospital do Bem em Patos, sertão da Paraíba, especializado e tratamento de câncer, atendeu 57 pacientes, entre eles, 44 mulheres e 13 homens, e realizou três cirurgias e duas sessões de quimioterapia no primeiro mês de funcionamento. Inaugurado no dia 5 de setembro, a unidade, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, atua com atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para quatro tipos de câncer: pele, próstata, mama e colo de útero.
Segundo o levantamento do Hospital, foram atendidos pacientes de 22 municípios do Sertão paraibano. O tipo de câncer com maior incidência neste primeiro balanço mensal foi o de mama, com nove casos confirmados e um suspeito. O balanço, que corresponde ao período de 5 a 28 de setembro, mostra ainda que foram realizados 61 atendimentos ambulatoriais, sendo 57 primeiras consultas e quatro retornos. Neste período, a unidade registrou 18 internamentos.
A coordenadora do setor de Enfermagem, Aretuza Delfino, lembra que o Hospital do Bem só atende pacientes regulados, ou seja, com consultas e procedimentos já agendados previamente. A única exceção, explica ela, é em relação à internação.
O Hospital do Bem funciona com serviços de oncologia de média e alta complexidade e tem uma estimativa de atendimento de 650 cirurgias oncológicas e 5.300 procedimentos de quimioterapia/ano, direcionados para a população dos 68 municípios que compõem a 3ª e 4ª macrorregiões de saúde do estado.
Por Secom com Paraíba Master.