O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu a retirada do ar de 33 páginas do Facebook com notícias falsas contra a candidata a vice da chapa de Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB). O ministro Sérgio Banhos determinou que a rede social forneça os dados dos responsáveis pelas páginas, com a identificação dos computadores usados para criar a postagem.
Com objetivo de interferir no pleito eleitoral, o conteúdo denigrem a candidata perante o público católico e cristão através de montagens, segundo o TSE. As publicações relacionam Manuela D’ávila a vídeos de pessoas quebrando imagens religiosas ou informam ela pretenderia distribuir panfletos pornográficos para crianças, o que não é verdade.
Também é usada uma foto montada em que Manuela apareceria com uma camisa dizendo que “Jesus é travesti”. O despacho pede que as páginas saiam do ar em até 24 horas. Os responsáveis podem ser punidos com multas diárias. O TSE já havia pedido que páginas com conteúdo enganoso sobre o presidente da chapa fosse retirado e a Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou que elas tem impacto negativo nas eleições.
Por Paraíba Master.