Nesta quarta-feira (10) o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, Em entrevista coletiva para jornalistas da imprensa internacional, convocou o adversário Jair Bolsonaro (PSL) a comparecer aos debates televisivos. O debate entre os presidenciáveis que aconteceria no sistema Bandeirantes foi cancelado. Bolsonaro afirmou que não irá ao primeiro debate do segundo turno por questão de saúde. A emissora tentou remarcar o debate para a sua filial no Rio de Janeiro para que Bolsonaro não tivesse de pegar avião, mas sua assessoria ainda assim recusou.
“Eu vou na enfermaria em que ele estiver para debater o país. Os brasileiros precisam saber a verdade sobre as coisas. Vamos tratar isso de forma adulta e não fazendo criancice na internet contando com a boa fé das pessoas que são crédulas. Muita gente acredita no que recebe no WhatsApp, mas lá você não tem o contraditório. No debate você tem”, disse Haddad.
Ao falar sobre notícias falsas quem têm sido distribuídas durante a campanha, o petista afirmou que a Justiça brasileira não consegue conter os danos de imagem que elas produzem. “A justiça cassa, vão lá e produzem outros (…) Eu entendo que no segundo turno o peso das fake news é menor, se tiver debate. Não há como se acovardar no debate. Ele vai ter que enfrentar. As atitudes covardes de redes sociais são impossíveis no debate face a face. Temos que passar a limpo muita coisa”, disse.
Por Paraíba Master.