A Presidência da República informou nesta segunda-feira (15) que não haverá adiará o início do horário de verão para depois do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, a data será mantida em 4 de novembro.
O Ministério da Educação (MEC) havia pedido o adiamento do início do horário de verão em virtude das provas do ENEM que acontecem nos dias 04 e 11 de novembro. O Planalto havia comunicado o adiamento para o dia 18, mas voltou atrás. O ministro da Educação, Rossieli Soares havia comemorado a vitória nas redes sociais alegando que os alunos não seriam prejudicados pelos horários diferenciados nas regiões do país.
A mudança do início do horário de verão de 4 para 18 de novembro foi criticada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com a justificativa de que poderia prejudicar as pessoas com voos comprados entre as datas de alteração.
A data do horário de verão 2018 já foi alterada em virtude das eleições, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral realizado em 2017 e atendido pelo presidente Michel Temer, para que a alteração no horário não coincidissem com as datas do primeiro e do segundo turnos.
Na Paraíba não entre em vigor o horário de verão. Os alunos paraibanos farão a prova uma hora mais cedo com fechamento dos portões ao 12h, 13h no horário de Brasília.
Por Paraíba Master.