O assassino confesso dos tios e primos no caso conhecido como Chacina de Pioz na Espanha, François Patrick Nogueira Gouveia vai a júri popular nesta quarta-feira (24), tem deformações no cérebro que afetam a tomada de decisões e contribuem para acessos de ira, segundo laudo médico. Após exames de tomografia e radiografia no cérebro de Patrick Gouveia, foram detectados distúrbios e anomalias no lado direito do lóbulo temporal anterior.
Segundo esse laudo, o acusado teria uma alteração na avaliação correta das situações, de forma a emitir respostas proporcionais aos fatos e os danos estão em áreas cerebrais que formam parte do sistema envolvido com a tomada de decisões e controle da impulsividade. O dano cerebral, interfere diretamente no raciocínio abstrato, na memória operativa e também na mudança constante de personalidade.
Segundo o exame, Para o médico e pesquisador Antonio Maldonado Suárez, essas disfunções neurológicas evidentes em Patrick Gouveia explicam uma pré-disposição para sua conduta no crime conhecido como Chacina de Pioz. Ele afirmou que é preciso realizar um estudo neurológico com maior profundidade em Patrick Gouveia para entender completamente o funcionamento da sua atividade neurológica.
Patrick Nogueira está preso na Espanha desde outubro de 2016, quando se entregou às autoridades espanholas e confessou ter matado os tios e dois primos, em agosto de 2016. O laudo pericial neurológico é a principal argumentação usada pela defesa de Patrick Gouveia para evitar uma condenação em pena máxima, conhecida como prisão permanente revisável.
Por Paraíba Master.