Diversos artesãos e empreendedores que comercializavam seus trabalhos na Expo-feira de Artesanato no Bairro de Tambaú, orla da cidade de João Pessoa, estão sofrendo a perda de seu material e estandes de venda em virtude do incêndio que atingiu o local na madrugada desta terça-feira (30) causado por dois adolescentes. Eles formaram um grupo nas redes sociais e decidiram criar uma campanha para tentar reparar os prejuízos.
É o caso de Adriana Façanha, empreendedora que fabricava e vendia chocolates e licores no estabelecimento e teve todo o investimento feito no local perdido. “Ainda não tive tempo de calcular o prejuízo entre material e toda a comunicação visual do estande” disse ela. Adriana informou que há pouco tempo havia incrementado todo o seu estande para a alta temporada no verão e além do estoque semanal, perdeu móveis que havia comprado a pouco e as novas placas de comunicação do seu negócio.
https://www.instagram.com/p/BoDHNUoDTIg/?taken-by=chocolatessen_licores
Além do empreendimento de Adriana, a própria Expo-feira de Artesanato havia passado por uma reforma dois meses atrás para a inclusão de novos estandes no meio, além dos já existentes na lateral. Apenas os estandes que ficavam localizados na frente não foram completamente destruídos.
Segundo os donos dos estabelecimentos, a Defesa Civil interditou o local para averiguação. Os empreendedores reivindicam da prefeitura um espaço para que eles possam aproveitar a temporada de verão, ao menos aqueles que como Adriana ainda têm condições de produzir o seu material de venda, e minimizar os danos.
Os empreendedores criaram ainda um canal através das redes sociais em busca de doações para ajudar com os prejuízos causados pelas chamas e disponibilizaram uma conta para aqueles que se interessarem em colaborar.
https://www.instagram.com/p/Bpk5euAA6Ev/?taken-by=expofeira_de_tambau_oficial
Lu Maia, gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, informou a produção do Paraíba Master que já entrou em contato com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Zenildo Oliveira, para averiguar quais providência podem ser feitas para ajudar os negociantes da Expo-feira.
Por Paraíba Master.