Um dos principais aliados do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) no Congresso, o deputado federal Major Olímpio (PSL-SP) disse nesta terça-feira (30) que não vê condições de o projeto da reforma da Previdência ser aprovado da forma como se encontra na Câmara até o fim do ano. Eleito senador da República, Major Olímpio afirmou que o assunto ainda não foi discutido entre ele, Bolsonaro e a equipe econômica, após a vitória no segundo turno das eleições, no último domingo (28). Segundo o parlamentar, o próprio presidente eleito já havia se manifestado anteriormente no sentido de que não seria possível votar a atual proposta de emenda à Constituição.
Na entrevista a jornalistas, ele apontou alguns itens da PEC 282/2016 que fizeram com que ela não pudesse ser aprovada no início do ano, antes de o presidente Michel Temer decretar a intervenção no Rio de Janeiro na área de segurança, o que impede mudanças constitucionais. O deputado citou que o projeto retirava direitos do Benefício da Prestação Continuada e não incluía categorias ligadas à segurança como agentes penitenciários e guardas municipais.
Os presidentes da Câmara e do Senado também comentaram a reforma da Previdência hoje, no primeiro dia de atividades no Congresso, após as eleições. Eles disseram que caberá ao futuro Chefe do Executivo uma sinalização sobre votar ainda este ano a reforma da Previdência. Mais cedo, ao conversar com jornalistas, o indicado para o Ministério da Fazenda, economista Paulo Guedes, defendeu a aprovação da reforma da Previdência como prioridade para a economia. “Previdência é mais importante e mais rápida. Privatização é devagar e ao longo do tempo”.
Fonte: Agência Brasil
Com Paraíba Master.