Mulheres na faixa etária a partir dos 40 anos de idade poderão se dirigir a quatro serviços de saúde para realizar gratuitamente exames de mamografia de rastreamento. Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa, e o procurador da República, José Guilherme Ferraz, a prevenção ao câncer de mama deve ser feita de janeiro a janeiro para que vidas sejam salvas.
Além dos hospitais filantrópicos Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, as pacientes do SUS João Pessoa também poderão realizar o exame no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) e no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer do Estado da Paraíba (CEDC). Para ter direito aos serviços basta apresentar a requisição médica que pode ser obtida nas unidades básicas de saúde.
O atendimento sem a necessidade de regulação na Secretaria de Saúde foi uma das medidas propostas pelos Ministérios Públicos Federal e do Estado da Paraíba (MPF e MPPB, respectivamente) para facilitar o acesso aos exames por parte das pacientes.
Na última quinta-feira (25), José Guilherme Ferraz e Jovana Tabosa promoveram uma reunião com os gestores na sede do MPF, em João Pessoa, para avaliar as dificuldades que vêm sendo enfrentadas por pacientes da capital para terem acesso aos exames de mamografia de rastreamento. O encontro foi realizado no âmbito da programação de eventos alusivos ao “Outubro Rosa”, apoiados neste mês pelos Ministérios Públicos.
Por Paraíba Master.