Nesta sexta-feira (09), o programa Master Esportes na TV Master teve uma edição especial em que recebeu as delegações de alunos, atletas e finalistas, nos Jogos Escolares e Paraescolares da Juventude em 2018. O programa é apresentado pelo Professor União, ex-atleta e grande entusiasta do esporte na Paraíba. O evento contou ainda com a presença do apresentador, Davi Maia; o vereador de Brejo do Cruz, Diego Dutra; do presidente da Federação de Futsal, João Bosco Luz; e do Secretário de Esportes, Juventude e Lazer do Governo do Estado da Paraíba, José Marco.
Nos estúdios da TV Master, foram apresentados os alunos das delegações que disputarão as finais do Jogos em Natal no Rio Grande do Norte, entre os dias 12 e 16 de Novembro, nas mais diversas modalidades olímpicas. Futsal, handebol, voleibol, natação e atletismo são apenas algumas das modalidades com atletas e para-atletas paraibanos como finalistas.
Emerson Ernesto da Silva, atleta de goalball, abriu a noite com a oração do atleta, seguido pelo professor Jonathas Castro que apresentou as 206 delegações com atletas, para-atletas e dirigentes que participarão dos jogos. Os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba é o maior evento esportivo-social escolar, garantido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL, sob a coordenação da Gerência do Desporto Físico. A competição envolve alunos-atletas das instituições de ensino públicas e particulares.
O secretário de esportes, lazer e juventude da Paraíba, José Marco, em declaração ao Portal Paraíba Master, disse que o esporte é um poderoso instrumento para tirar os jovens paraibanos do contato com o crime e com as drogas. “Esporte é vida, esporte é saúde” disse ele. José Marco aproveitou para agradecer ao sistema Master de Comunicação pelo espaço que concedeu ao esporte escolar paraibano na divulgação de eventos como este.
A expectativa de medalhas para a Paraíba, este ano, é alta. O para-atleta, Jean Azevedo, gerente executivo de para-desporto e atual chefe de delegação, acredita que todo um sistema tem contribuído para a melhoria do esporte paraibano, principalmente nos jogos Paraescolares. Segundo ele, em 2010 apenas um para-atleta concorreu. Em 2011 foram 16 para-atletas e 16 medalhas até chegar ao número de 65 medalhas em 2017.
Para Ridson Henrique, 16 anos e aluno da Escola Estadual Santos Dumont, a rotina de treinamento na escola para o bom resultado na competição é puxada, mas não afetas os estudos. O aluno, finalista do Judô, treina duas horas por dia, três vezes por semana entre às 18h e às 20h na escola com o técnico Paulo Marinho após o horário das aulas.
Para o pedreiro Joacir Pereira da Silva, seus três filhos são o orgulho da casa. Os três irmãos são bolsistas no Colégio Interativo e competidores na modalidade Luta Olímpica, finalistas dos Jogos Escolares. Luan Lima, 15 anos, é bicampeão 2016 e 2017 enquanto seu irmão gêmeo, Lincon Lima é duas vezes medalhista de bronze 2016 e 2017, ambos são campeões por equipe. Já sua irmã Lislly Lima é campeã por equipe 2015 e vice-campeã por equipe 2016. “Espero que a gente consiga trazer um bom resultado para a Paraíba e para a nossa escola” disse Lislly que competiu juntamente com seus irmãos na Seletiva Mundial Escolar no Marrocos neste ano.
O Professor União, que é formado em Educação Física e já lecionou nos mais diversos e tradicionais colégios da capital paraibana, encerrou o programa com o que chamou de “noite memorável” para o esporte na Paraíba.
Por Danillo Tavares para o Portal Paraíba Master.