Nesta sexta-feira (16), morreu em João Pessoa, Arnóbio Souza Costa, fotógrafo de 74 anos e servidor aposentado do Estado da Paraíba e estava à disposição da Assembleia Legislativa. Arnóbio tinha diabetes e foi internado por causa de um ferimento no pé e submeteu-se a uma cirurgia para amputá-lo. Durante o procedimento, ele teria sofrido três paradas cardíacas e não resistiu.
Arnóbio Costa se aposentou mas desde 1992 era um dos fotógrafos da Assembleia Legislativa. Ele começou a fotografar no Rio de Janeiro, na década de 1960 e sua trajetória foi lembrada em reportagem de uma página publicada na edição do jornal A União, ilustrada com fotos do colega fotógrafo Nyll Pereira e fotos de seu arquivo pessoal. A reportagem foi assinada pelo jornalista Josélio Carneiro.
O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do fotógrafo:
Nota de pesar
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do fotógrafo Arnóbio Souza Costa, 75 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 16 de novembro: “Foi um grande profissional que prezava pela boa relação com os colegas e com seu ofício, que exerceu com maestria”, disse o presidente da entidade, Land Seixas.
Arnóbio era natural de Guarabira-PB, mas aprendeu a fotografar no Rio de Janeiro, cidade onde trabalhou 17 anos na antiga TV Tupi fundada pelo paraibano Assis Chateaubriand. Arnóbio começou não como fotógrafo, e sim na função de cinegrafista, no dia 14 de abril de 1964, início da ditadura militar. Desde 1992 ele atuava na Assembleia Assembleia Legislativa e já trabalhou alguns anos no jornal A União.
A Diretoria
O velório será realizado na Central Rosa de Sarón, em Jaguaribe e seu sepultamento acontecerá em Guarabira, sua cidade natal.
Por Paraíba Master