Em debate na TV Master do Sistema Master de Comunicação, nesta segunda-feira (26), os candidatos à presidência da OAB-PB fizeram acirrado confronto de ideias já no primeiro bloco. Estão presentes os candidatos, Sheyner Asfora, Paulo Maia e Carlos Fábio. O debate está sendo mediado pelo presidente da TV Master, Alex Filho.
No discurso de abertura, Sheyner Asfora, advogado a mais de 15 anos, agradeceu a TV Master pela oportunidade de debater com os adversários e comemorou a democracia, Paulo Maia, atual presidente da Ordem, falou da honra que é presidir a OAB-PB e declarou que sua segunda gestão será sequencial a primeira. E, por fi, Carlos Fabio saudou o público e defendeu sua chapa como sendo plural e representando mulheres e jovens advogados da Paraíba.
O candidato Carlos Fabio abriu o debate, após sorteio no ar, e começou perguntando ao candidato Paulo Maia sobre os convênios feitos com a Caixa Assistência do Estado. Paulo rebateu defendendo a interiorização dos convênios e defendeu um número maior de contratos. Seu adversário rebateu que custa mais de 20 mil manter esse sistema e a OAB-PB não conseguiria bancar.
Paulo Maia confrontou Sheyner sobre a prestação de contas de um evento promovido pelo candidato pela Abraclin, em que o adversário disse que isso não se tratava de assunto da eleição da OAB em que contra atacou o seu adversário sobre controvérsias no discurso dele durante a campanha de sua primeira candidatura.
Sheyner ao direcionar perguntas ao candidato Carlos Fabio questionou a campanha de três anos atrás em que seus adversários de debate compunham a mesma chapa e voltou a mencionar a transparência da OAB quando disse que revelará ao público a “Caixa Preta” do Ordem. Em sua segunda pergunta direcionada a Paulo Maia, Asfora quis saber sobre as reuniões da diretoria da gestão de Paulo que, segundo ele, não se reúne desde novembro de 2017. Paulo admitiu ter problemas políticos que fizeram a diretoria rachar, mas defendeu que isso era um processo normal e que não interferiu nas atividades da diretoria.
Em sua segunda pergunta, Paulo Maia perguntou ao candidato Carlos Fabio sobre o plano de saúde coletivo para os advogados. Os candidatos divergiram sobre o papel da Caixa de Assistência, no aumento do valor do plano de saúde para os convênios entre os advogados.
Durante o primeiro bloco, o debate entre Carlos Fabio e Sheyner Asfora girou em torno de críticas a Paulo Maia. Os adversários questionaram a representatividade e importância do órgão.
Por Paraíba Master.