Em entrevista ao programa Master News na TV Master, hoje (04), a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) defendeu a liberdade de expressão nas escolas da Paraíba. Mais cedo nesta terça-feira (4), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou um projeto de lei que visa garantir a liberdade de expressão de pensamentos e opiniões em escolas públicas e privadas da Paraíba. Estela afirmou que o projeto é uma tentativa de “blindar a educação” no estado. O projeto aprovado hoje contrapõe a discussão no congresso sobre o projeto “Escola Sem Partido”.
“É um ganho muito grande, tanto simbólico como material, proteger a educação que deve ser um território livre”, pontuou a deputada. Ela reiterou que a educação no estado tem sido fonte de grande investimento de recursos e instrumentos pedagógicos chegando a quase 100 escolas estaduais de ensino integral e ampliando para 48 as escolas profissionais no estado.
Ela reforçou que o projeto toma como base o princípio da liberdade de cátedra que assegura a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber e tem como finalidade a garantia do pluralismo de ideias e concepções no ensino, assegurados na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Atuação parlamentar
A deputada comentou ainda sobre seus principais projetos como parlamentar durante o mandato. Ela disse se sentir honrada de ser autora da lei que proíbe o uso de algemas em mulheres apenadas e internas em trabalho de parto em estabelecimentos de saúde pública ou privada. O projeto teve repercussão nacional. Estela destacou que ao ser questionada pela elaboração de uma lei que beneficia um número pequeno de pessoas, ela rebateu dizendo que essa lei é eleva o “espirito humano” pelo seu grau de humanização.
Mesa diretora da ALPB
Ao ser questionada pelo jornalista Marcos Wéric sobre as divergências com o companheiro de bancada, Ricardo Barbosa a cerca do regimento para eleição da Mesa Diretora da ALPB, ela declarou que o único item em que os companheiros de bancada divergem é a inibição da eleição concomitante para os dois biênios do mandato na casa. Segundo ela, essa prerrogativa garante a democracia da eleição da mesa diretora.
Ouça:
A deputada disse ainda que não tem interesse em compor a Mesa Diretora da ALPB, mas defende a representação feminina para as duas chapas que serão eleitas. Ela apontou o nome do deputado Adriano Galdino como sendo forte para a presidência da ALPB e afirmou que a bancada governista tem também bastante força no legislativo para eleger a mesa.
Veja convite da deputadas nas redes sociais para o programa:
https://www.instagram.com/p/Bq-zB4HBbGK/
Assista a entrevista completa em nosso site:
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1999687096812612/
O programa Master News é transmitido pela TV Master ao vivo de segunda à sexta às 18h no Canal 20 e 520 da NET e apresentado pelo jornalista Marcos Wéric.
Por Paraíba Master.