Um projeto idealizado pela Secretaria de Saúde da Paraíba, para atender à área da cardiologia pediátrica no Estado, ficou entre os três melhores trabalhos apresentados na primeira edição da premiação dos projetos que concorreram ao ODS Brasil 2018 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovido pelo Palácio do Planalto para contemplar as iniciativas dos gestores nas mais diversas áreas. A premiação faz parte de um programa da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Paraíba ficou entre os finalistas e acabou sendo premiada como a 3ª colocada entre mais de mil projetos inscritos. Somente 39 concorreram e doze foram finalistas. O nome do projeto ‘Legos’ faz referência a um modelo de trabalho usado na telemedicina. No caso da Paraíba é utilizado na cardiologia pediátrica.
A solenidade de premiação aconteceu em Brasilia, no Palácio do Planalto, e contou com a presença dos ministros Chefe da Casa Civil da Presidência da República Eliseu Padilha; do substituto da Presidência da República Carlos Henrique Sobral, entre outras autoridades federais, além do governador Ricardo Coutinho da Paraíba, uma representação da ONU e outras representações diplomáticas.
“Estamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho que iniciou em 2011 e mudou a realidade das crianças cardiopatas na Paraíba”, disse Claudia Veras, Secretária de Estado da Saúde, que recebeu o prêmio ao lado do Governador Ricardo Coutinho.
Na área de Segurança Pública o Programa ‘Paraíba Unida Pela Paz’ foi classificado e chegou a ficar entre os finalistas.
Por Paraíba Master.