A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou um aparelho portátil inédito no mundo que facilita o ensino de música para surdos e para deficientes auditivos. Denominado de MagMusic, o dispositivo funciona a partir de sinais luminosos, diferente dos registrados no planeta, que operam por meio de vibração. Foi desenvolvido pelo pesquisador Magnaldo Araújo, enquanto atuou como professor substituto no Departamento de Educação Musical da UFPB, no ano passado, em parceria com o especialista Liebson Henrique, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
A ideia do projeto surgiu durante a orientação de um trabalho sobre ensino de música para surdos, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), onde Magnaldo Araújo exerceu o cargo de professor substituto antes de seguir para a UFPB.
O docente está auxiliando o desenvolvimento de um aplicativo para telefone celular com a mesma funcionalidade do MagMusic. Em paralelo, o Magmusic está sendo testado no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró, no Oeste Potiguar. Além disso, uma startup será criada, com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para comercializá-lo.
Neste ano, o caráter inovador do Magmusic foi reconhecido pelo Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros, da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB); pela Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex); e pela Campus Party Natal, como projeto educacional do futuro.
Por Paraíba Master.