Aposentados e pensionistas do Estado cujos benefícios são geridos pela Previdência Paraíba (PBPrev) realizarão, a partir de janeiro, comprovação anual de vida. A medida, que consta no Decreto Estadual 38.877/2018, tem como objetivo a manutenção do pagamento dos benefícios dos servidores inativos. A comprovação anual de vida será feita no ano subsequente ao da concessão do benefício em qualquer agência do Bradesco.
O presidente da PBPrev, Yuri Simpson Lobato, disse que a comprovação anual de vida tem como principal objetivo resguardar o direito dos aposentados e pensionistas. “Essa é uma ferramenta muito importante implantada no âmbito da PBPrev porque traz lisura aos processos, e uma preocupação com o erário, para que sejam pagos apenas benefícios legítimos, de pessoas que façam jus a receber aposentadoria ou pensão da PBPrev, trazendo segurança e controle para o pagamento de benefícios”, explicou.
O período da comprovação irá de janeiro a dezembro, obedecendo o mês de aniversário do aposentado ou pensionista, preferencialmente de 11 a 25 de cada mês. Isto significa que, em caso de impossibilidade neste período, o beneficiário poderá comparecer em qualquer agência do Banco Bradesco, instituição bancária responsável pela folha de pessoal do Estado, nos demais dias.
Por: Paraíba Master