Depois de causar polêmica ao dizer que menino veste azul e menina veste rosa, Damares Alves voltou aos holofotes após criticar a regra do Sisu que permite ao estudante se candidatar a vaga universitária longe de onde a família mora. Essa não foi a primeira vez que a ministra soltou uma declaração sobre o tema. Na terça-feira, dia em que assumiu o cargo, ela já tinha criticado tal possibilidade do estudante que faz Enem.
“O menino lá do Rio Grande do Sul faz o Enem, ele passa no vestibular para medicina lá no Amapá, que é o grande sonho dele e da família. Esse menino é tirado do contexto. Às vezes tem apenas 16 anos. Será que nós não poderíamos estar começando a pensar em políticas públicas, que este menino ficasse um pouco mais próximo da família? ‘Ah, mas em outros países acontece’. Mas nos outros países o papai tem dinheiro para ir lá na universidade visitar de vez em quando o filho”, declarou Damares.
O Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, o Sisu, permite que estudantes aproveitem a nota do Enem para estudar em universidades de todo o país e não somente onde eles fizeram a prova. Em 2017, 10% do total de matriculados em instituições federais, mais de 31 mil alunos, estudavam fora dos seus estados de origem.
Por: Paraíba Master com informações do “G1”