Um estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa mostrou que quase 80 mil pessoas encerraram 2018 inadimplentes na capital. O número, por maior que seja, mostra uma diminuição de pessoas negativadas, representando uma queda de 17,10% no índice.
A pesquisa reflete os resultados de um estudo nacional feito pela entidade, onde mostra que o brasileiro reduziu os gastos, se organizou melhor e comprou dentro do orçamento estipulado.
Em João Pessoa, o número pode sinalizar para um fortalecimento da economia da cidade. A expectativa para Nivaldo Vilar, presidente da CDL em João Pessoa, é que os clientes consumam mais em 2019 por estar com suas contas em dia.
Entretanto, Nivaldo alerta a população que é comum que após quitar os débitos, muitos clientes acabem voltando para situação de negativado em menos de 90 dias. Segundo ele, um dos maiores vilões do orçamento familiar é o cartão de crédito. “Ele (cartão de crédito) é uma bola de neve, o juros está em média 300% ao ano, o consumidor precisa ter muito cuidado”, alerta.
Por: Paraíba Master