Durante viagem à Brasília, o governador João Azevêdo se encontrou nesta quarta-feira (16), com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para falar sobre várias demandas da Paraíba na área de recursos hídricos. Entre os temas, a importância da execução do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco, conhecido como Ramal Piancó.
O Terceiro Eixo permitirá a distribuição da água do São Francisco por toda a Paraíba até o Rio Grande do Norte, a partir do município de Conceição, no Vale do Piancó. “Essa é uma obra fundamental para garantirmos a segurança hídrica na Paraíba”, reforçou João Azevêdo.
O ministro Gustavo Canuto garantiu ao governador que a obra será executada, após a elaboração de um projeto executivo. Segundo o ministro, o projeto possibilitará que o governo possa buscar recursos junto ao Orçamento Geral da União para abrir a licitação, e na sequência, contratar a empresa que irá executá-la.
Na audiência, João Azevêdo também cobrou do Ministério do Desenvolvimento Regional a liberação de recursos para a conclusão do Canal Acauã-Araçagi, que possui 112 quilômetros de extensão e levará água a dezenas de municípios do Brejo paraibano. O governador aproveitou o encontro para falar das futuras demandas do Estado que serão encaminhadas ao Ministério, além de assuntos relacionados à barragem de Retiro, ao Sistema Camalaú e à adutora de Boqueirão.
Por: Paraíba Master