O senador diplomado Veneziano Vital do Rego (PSB) falou sobra a articulação do PSB nacional na eleição da Mesa Diretora do Senado. Segundo ele, o partido que provavelmente irá compor um grupo com alguns partidos de centro e centro-esquerda, como o PDT, a Rede e o PPS, para juntos decidam sobre os rumos do bloco político.
Junto, o bloco deve ter 13 dos 81 senadores: 5 senadores da Rede, 4 do PDT, 2 do PPS e 2 do PSB. Outras alianças com partidos do Senado Federal têm sido levantadas.
Seguindo decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, a votação para a eleição da nova Mesa Diretora do Senado será secreta. A votação está prevista para o dia 1 de fevereiro.
Disputa
Veneziano Vital do Rego já havia dado indícios da criação do bloco em dezembro de 2018, após reunião com os senadores eleitos Cid Gomes (PDT-CE) e Randolfe Rodrigues (REDE-AP), em Brasília.
O partido com maior representativa no Senado ainda é o MDB, que mesmo após perder 7 vagas na Casa nas eleições de 2018, ainda terá 12 senadores. A sigla está cogitando entre as candidaturas do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que tem a preferência do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
Por: Paraíba Master