O governador João Azevêdo inaugurou, neste sábado (4), o Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri – Maria Eliane Pereira dos Anjos, em Sumé. O serviço voltado para atender às mulheres em situação de violência doméstica e sexual da região é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco) e a Prefeitura de Sumé.
A vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, o deputado estadual Branco Mendes, prefeitos e vereadores da região, além de auxiliares do Governo da Paraíba acompanharam a solenidade.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da interiorização dos serviços de atendimento às mulheres. “Essa é uma oportunidade de mostrar que as políticas desenvolvidas pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana também chegam no Interior de forma efetiva. Esse Centro vai servir de parâmetro para outras regiões porque é um serviço extremamente importante, pois trabalha com mulheres que passaram por violências doméstica e sexual e que terão todo apoio, desde psicológico a jurídico”, explicou.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, ressaltou a relevância do equipamento inaugurado para mulheres vítimas de violência. “Ele ajudará a construir uma rede de proteção, trazendo a responsabilização dos municípios para cuidar das suas mulheres”, pontuou. O prefeito de Sumé, Eden Duarte, agradeceu a parceria com o Governo do Estado para a implantação do Centro. “A nossa região não contava com esse serviço e agora terá um local apropriado para fazer a defesa da mulher e desenvolver políticas públicas voltadas para elas”, frisou.
A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, afirmou que a “rede integrada de mulheres terá um papel de acolhimento de grande importância para Monteiro e Região”.
Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri – Maria Eliane Pereira dos Anjos– O equipamento visa fortalecer a rede de atenção às mulheres em situação de violência na região, que recebeu uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Monteiro, em 2015, atendendo reivindicação do movimento de mulheres e feminista local. O Centro é formado por uma equipe multiprofissional, com psicóloga, assistente social, recepcionista e coordenadora, com atendimento de segunda a sexta-feira em horário comercial.
Serão atendidas mulheres em situação de violência doméstica e sexual de 18 municípios integrantes do Cisco, como Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.
Por: Paraíba Master com Assessoria