Em várias partes dos Estados Unidos, manifestantes foram às ruas nesta terça-feira (21) em atos pelo direito ao aborto no país. Nas últimas semanas, diversos estados – como Alabama, Geórgia e Missouri – aprovaram leis que restringem ou vetam o acesso ao procedimento, que é um direito garantido por decisão federal.
Vários manifestantes se concentraram em frente à Suprema Corte, em Washington, incluindo democratas que concorrem à nomeação partidária para a campanha de 2020, segundo a agência de notícias Reuters.Nos Estados Unidos, o direito ao aborto é garantido pela decisão “Roe v. Wade”, proferida em 1973 pela Suprema Corte, que garante o direito ao procedimento até o chamado “ponto de viabilidade” do embrião – entre 24 e 28 semanas de gestação.
Depois disso, considera-se que o feto pode sobreviver fora do útero da mulher, e o aborto pode ser feito se houver risco de vida para ela. O protesto em frente à Suprema Corte é um dos vários marcados para esta terça (21) ao redor do país, por entidades como a ACLU – sigla para American Civil Liberties Union, entidade que defende direitos civis nos Estados Unidos –, o Planned Parenthood e o Naral Pro-Choice America.
Por: Paraíba Master