Dentro da programação da capacitação para implementação da ‘Patrulha Maria da Penha’, cerca de 40 profissionais farão uma visita técnica à sede do Tribunal de Justiça da Paraíba. A atividade acontecerá, nesta quinta-feira (23), na Sala de Sessão do Pleno, a partir das 13h e contará com a participação da juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB. A Patrulha é mais um instrumento para enfrentamento à violência contra a mulher no Estado da Paraíba.
O lançamento da ‘Patrulha Maria da Penha’ ocorreu no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), quando foi assinado um Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Governo do Estado. A nova ferramenta permitirá um maior monitoramento por parte das Polícias (militar e civil) às mulheres vítimas de violência que solicitarem ou já estiverem sob medida protetiva.
As ações serão desenvolvidas, em conjunto, pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB, Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds), por meio da Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Mulheres e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. A Patrulha atenderá, inicialmente, a 1ª Região de Segurança Pública, que compreende 27 municípios, com previsão de ser estendida, posteriormente, a todo o Estado.
A juíza Graziela Queiroga informou que o curso é promovido pela Secretaria Estadual da Mulher em parceria com o TJPB para a implantação da Patrulha Maria da Penha, de forma a capacitar os profissionais que irão trabalhar diretamente com a temática.
“Como parte dessa capacitação, nesta quinta-feira eles farão uma visita técnica, para que possam conhecer a dinâmica do Poder Judiciário, o qual integrará, também, os serviços da Patrulha”, explicou a coordenadora, esclarecendo que participarão do treinamento policiais militares, civis, equipes do Centro de Referência da Mulher e psicólogos. Também foram disponbilizadas vagas para membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.
A juíza disse que o curso de capacitação faz parte do Estágio de Ações Preventivas, estando no Módulo I, com uma programação que teve início, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no dia 20 e segue até o dia 31 de maio.
Fonte: Assessoria