Na tarde desta quinta-feira (31), a neurocientista Rosana Alves esteve no Sistema Master de Comunicação, onde participou do programa Agora Master com David Maia. Após a participação na TV, ela esteve conversando com os ouvintes da Rede Master e em seguida, concedeu entrevista ao portal Paraíba Master.
A neurocientista falou da sua trajetória profissional e carreira de sucesso. “Minha trajetória começou no curso de Psicologia na Universidade Estadual Paulista e lá conheci a doutora, professora Telma Carneiro que já desenvolvida pesquisa em Neurociência. Quando eu a conheci dando aulas pra mim de anatomia e fisiologia humanas me apaixonei pelas pesquisas dela. Então a procurei para fazer estágio no laboratório dela e ai recebi o convite para desenvolver pesquisas junto com ela. Então, na graduação eu já comecei a fazer pesquisas em neurociência”.
O primeiro trabalho de pesquisa de Alves foi sobre estresse. Após a graduação, a profissional seguiu para o mestrado, doutorado e pós doutorado na Escola Paulista de Medicina na Universidade Federal de São Paulo. Logo após, realizou outro pós doutorado na USP e viajou para os Estados Unidos onde reside atualmente para realizar mais pós doutorado.
Rosana disse ao portal Paraíba Master sobre suas pesquisas. “Não estou ligada diretamente a uma universidade como era nos EUA porque eu tive a minha filha e precisei de mais tempo com ela. E abri o Instituto de Pesquisa Neurogeneses, mas ainda não voltei para a pesquisa básica com ratos. No ano que vem volto para fazer pesquisas em laboratório. Sempre trabalhei com neuropsicofarmacologia para estudar como o cérebro de estrutura, como as medicações interferem e na questão do comportamento”, afirmou.
Alves falou no final da entrevista, sobre a relação entre a ciência e Deus. “A religião está o tempo todo falando de Deus e do ser humano, dessa relação. De como o universo surgiu, de como nos comportamos, como devemos cuidar da nossa saúde. As neurociências estão falando do ser humano, a Bíblia fala sobre Deus e o interesse no ser humano, como o criou pra ser feliz e a neurociência trabalha pra explicar a vida humana mais simplificada”, finalizou.
Rosana Alves estará participando da Conferência Destemidas 2019 que acontece entre os dias 01 e 02 de novembro. Ela é considerada a quarta das melhores neurocientistas do mundo.
Por Paraíba Master