Uma cerveja feita com fuba de milho torrado, desenvolvida por uma cervejaria paraibana, foi produzida com rótulo especial para o Festival Gastronômico Terroá, que acontece neste fim de semana em Cabedelo, na Grande João Pessoa. A cervejaria Vierbrauer participa do festival, que tem como objetivo apresentar pratos com temperos e sabores do mundo e destacar o que a Paraíba tem de melhor a oferecer na área da gastronomia.
Saiba mais sobre o Festival Terroá
A cervejaria paraibana aposta na mistura de ingredientes regionais para incrementar versões da bebida e proporcionar experiências sensoriais diferentes aos consumidores. A “Forrozeiro Cream Ale”, que ganhou um rótulo especial para o festival, foi desenvolvido durante dois meses por Kristerson Freire, de 37 anos. Ele é sócio da empresa e responsável pelas receitas das cervejas. A fórmula da “Forrozeiro Cream Ale” foi criada em 2019, como uma edição especial para comemoração do São João na Paraíba.
Segundo Kristerson, a fuba de milho torrado deixa a bebida mais leve, com sabor e aroma torrados semelhantes ao de biscoitos, mesmo com o percentual alcoólico de 4,5%. De acordo com ele, nenhum outro ingrediente deixa essas características na cerveja. “Algumas pessoas estranharam, porque existe um preconceito forte com o milho. Ganhamos aceitação e resolvemos estender [a produção] para o ano todo”, disse Kristerson enquanto justificava a permanência do produto na linha de produção da empresa.
Em média, são produzidos cerca de mil litros da “Forrozeiro Cream Ale” por mês, quantidade suficiente para cerca de 2 mil unidades da cerveja em embalagens de 500 ml. O produto é comercializado na Paraíba e, eventualmente, no estado vizinho, Pernambuco. A produção total da cervejaria é de aproximadamente 10 mil litros por mês.
A cervejaria costuma trabalhar com outros ingredientes regionais nordestinos e de outras regiões brasileiras, como frutas, cascas de frutas e raízes como macaxeira e batata doce. As bebidas também recebem nomes inusitados, como a “Gota Serena Sour”, produzida com polpas de goiabas cultivadas em Sousa, no Sertão do estado. Eles fazem parte da identidade irreverente da marca. Entre os títulos estão “Severina Lager”, “Arretada Apa”, “Paje Stout com Coco”, “Ipa na Butija” e “La Belle Witbier”.
Por Paraíba Master com G1