A Secretária de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira (25) um informativo à imprensa sobre a necessidade de acionamento de serviços de resgate médico em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A pasta comunica ter recebido informações que algumas pessoas estariam acionando o SAMU e Corpo de Bombeiros com sintomas leves na expectativa de fazerem a coleta do exame. Segundo a secretaria, esse serviço é prioritário para quem apresentar sintomas graves.
“É bem sério acionar os serviços de resgate médico sem necessidade real. Da mesma forma, o exame segue um protocolo do Ministério da Saúde: é realizado nos pacientes hospitalizados. Ir para consulta em hospital é absolutamente desaconselhado para quem não tem falta de ar ou febre persistente por 3 dias, mesmo com uso de antitérmico”, informou a secretaria.
A pasta também relembrou que o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN/PB) é responsável apenas pela analise de amostras e não um posto de coleta. A secretaria também divulgou indicações à população de como agir em caso de suspeita do vírus. Confira:
Casos na Paraíba
A Secretária de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira (25) mais um boletim diário com as novas atualizações de casos do novo coronavírus no estado. Até as 18h, a Paraíba havia notificado 5 casos confirmados e 117 foram descartados pela secretaria. Nenhum óbito foi registrado até o momento.
Por: Paraíba Master