A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) uma nota de esclarecimento sobre notícias que compararam o valor dos respiradores pulmonares que estão sendo adquiridos na Paraíba com os equipamentos comprados pelo Governo de Minas Gerais. Segundo a pasta, o transporte dos respiradores, serviços de manutenção e inclusão de baterias são alguns dos itens que constam no contrato de compra e que resultam, também, na diferença de preços dos produtos adquiridos pela Paraíba.
A secretaria revelou que o Governo do Estado comprou, no mês de março, 54 respiradores ao preço unitário de R$ 52 mil, valor menor do que o Governo de Minas, mas os respiradores foram retidos pelo Ministério da Saúde para serem redistribuídos pelo Governo Federal. A nova compra de respiradores foi feita então pelo Consórcio Nordeste, que segundo a pasta, possibilita maiores garantias legais.
Neste mesmo período, o dólar disparou e chegou ao maior valor da história, o que afetou os valores do produto, que segundo a secretaria, é ‘totalmente dolarizado’. O governo revelou também que os respiradores de MG foram comprados ainda com o dólar baixo, no mesmo período em que a PB teve os equipamentos “confiscados” pelo Governo Federal.
Então, aceitamos as condições do mercado e realizamos uma nova compra, de 30 unidades, com valor unitário atualizado de R$ 164 mil. Estes respiradores serão entregues neste fim de semana, e nos permitirão abrir a segunda onda programada, quando passaremos a ter 191 leitos de UTI exclusivos para Covid-19.
Segundo o governo, em quinze dias, chegarão mais 75 unidades de respiradores, também adquiridos junto com os outros estados do Nordeste. Na nota, o governo ressalta a qualidade desses produtos, que são superiores aos adquiridos em Minas, impossibilitando a comparação.
Por: Paraíba Master