sexta-feira, janeiro 22, 2021
  • Sobre
  • Anuncie aqui
  • Trabalhe conosco
  • Contato
Paraíba Master
  • Home
  • Notícias
    • Coronavírus
    • Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Justiça
    • Esporte
    • Internacional
    • Policial
    • Saúde
  • TV MasterAo Vivo
Sem resultados
View All Result
Paraíba Master
22 de janeiro de 2021

Home Notícias

Prefeitura de João Pessoa já atendeu mais de 15 mil pessoas na Central de Orientação telefônica para Covid-19

O serviço de telemedicina foi criado pelo prefeito Luciano Cartaxo no dia 17 de março, incluído nas primeiras medidas adotadas pela Prefeitura de João Pessoa

Por Paraíba Master
8 meses atrás
em Notícias
Prefeitura de João Pessoa já atendeu mais de 15 mil pessoas na Central de Orientação telefônica para Covid-19
FacebookWhatsappTwitterEmailQRCode

A Central de Orientação sobre o novo Coronavírus da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já atendeu mais de 15 mil pessoas desde sua criação, há dois meses. O serviço, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza um atendimento telefônico pré-clínico 24 horas por dia e tira dúvidas da população através do número 3218-9214. São realizados, em média, 245 atendimentos diariamente e, para 96% das pessoas, o serviço foi essencial para solucionar as dúvidas. Além disso, 93% das pessoas atendidas atribuíram nota 10, demonstrando satisfação com o atendimento.

O serviço de telemedicina foi criado pelo prefeito Luciano Cartaxo no dia 17 de março, incluído nas primeiras medidas adotadas pela Prefeitura de João Pessoa através do Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados em relação ao novo Coronavírus antes do primeiro caso da doença ser registrado no Estado. A iniciativa de oferecer atendimento telefônico com preceptores, médicos-residentes e médicos da família e comunidade teve o objetivo de solucionar dúvidas e realizar um atendimento pré-clínico sem a necessidade de comparecimento às Unidades de Saúde da Família (USF) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e evitar aglomerações e risco de contágio do novo Coronavírus.

De acordo com levantamento da SMS, nestes dois meses de atendimentos, 54% das ligações foram feitas por pessoas que queriam tirar dúvidas sobre a doença e serviços da Prefeitura neste período de pandemia. Os outros 46% ocorreram de pessoas que necessitavam avaliar sintomas da doença. No caso das pessoas com dúvidas, foi perguntado ao final da ligação se a dúvida foi resolvida e, para a grande maioria, representada por 96%, houve uma resolução da dúvida.

No caso de usuários que apresentam algum sintoma da Covid-19, os profissionais avaliam três cenários: as pessoas que foram orientadas a permanecer em casa; aquelas com sinais de gravidade sem suspeita do novo Coronavírus e que foram orientadas a procurar as UPAs; e as que tinham sinais de gravidade e suspeita de Covid-19 que foram orientadas a procurar os serviços de referência para Covid-19. Destes atendimentos, 3.415 pessoas tinham sintomas compatíveis com síndrome gripal. O serviço é pactuado com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e os dados estão sendo notificados no site do Ministério da Saúde.

A Central de Orientação segue os dados de resolutividade preconizados no National Health System, o sistema de saúde do Reino Unido, onde espera-se que 80% das pessoas sejam orientadas a ficar em casa, 15% tenham sintomas de gravidade e são orientadas a procurar o serviço hospitalar e 5% das pessoas tenham sintomas de gravidade e necessitem de deslocamento por ambulância para o hospital. Desde a primeira quinzena de abril houve um aumento dos casos suspeitos considerados graves de 2% para 4%. Assim, os casos moderados são direcionados para as UPAs e os casos graves para o Samu, conforme escore de risco.

Satisfação – Já neste mês de maio, a Central passou a verificar também o grau de satisfação dos usuários, pedindo que eles atribuíssem uma nota de 0 a 10 para o serviço e a forma como foram atendidas pelos médicos, obtendo a nota 10 por 93% dos usuários, nota 9 por 4% das pessoas e nota 8 ou inferior pelos outros 3% dos atendidos.

Por Paraíba Master 

Relacionadas

Baleia Rossi visita a Paraíba e se reúne com João Azevêdo e deputados
Notícias

Baleia Rossi visita a Paraíba e se reúne com João Azevêdo e deputados

Por Paraíba Master
19 minutos atrás

O candidato à presidente da Câmara Federal, Baleia Rossi (MDB-SP), que tem o apoio do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) está cumprindo agenda na Paraíba nesta sexta-feira (22). Ele busca firmar o apoio dos deputados paraibanos para a eleição em fevereiro....

Veja mais
Hospital Nossa Senhora das Neves nega irregularidades na vacinação
Notícias

Hospital Nossa Senhora das Neves nega irregularidades na vacinação

Por Paraíba Master
24 minutos atrás

O Hospital Nossa Senhora das Neves negou que tenha desrespeitado a fila de vacinação contra a covid-19 em João Pessoa. Após denúncias de que funcionários da área administrativa do hospital e até um cantor de forró teriam sido vacinados, a instituição expediu uma nota...

Veja mais
Governo suspende por mais 90 dias atualizações do Bolsa Família
Notícias

Governo suspende por mais 90 dias atualizações do Bolsa Família

Por Paraíba Master
35 minutos atrás

O governo federal suspendeu por mais 90 dias as revisões e atualizações do Cadastro Único e, logo, os cancelamentos do Bolsa Família permanecem interrompidos. Nenhuma família que estiver com o cadastro desatualizado precisa ir aos centros de atendimento do programa...

Veja mais
Veja Mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

  • ‘Mendigos profissionais’ de Dubai ganham muito mais dinheiro do que você

    ‘Mendigos profissionais’ de Dubai ganham muito mais dinheiro do que você

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Secretaria de Saúde investiga se cantor de forró “furou fila” da vacinação contra Covid-19 em hospital de JP

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Cícero e presidente da Caixa Econômica Federal visitam Mercado Público do Valentina nesta sexta-feira

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • A partir de sábado (23), vacina da Oxford estará pronta para distribuição no BR

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • SES-PB garante que em mais uma semana será concluída vacinação do primeiro lote

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Paraíba Master é um portal de notícias que apresenta o cotidiano da política paraibana.

Siga o Paraíba Master nas mídias sociais:

Notícias Recentes

  • PRF na Paraíba faz festa surpresa para adolescente que sonha ser PRF
  • Baleia Rossi visita a Paraíba e se reúne com João Azevêdo e deputados
  • Hospital Nossa Senhora das Neves nega irregularidades na vacinação

Twitter

Últimos destaques

PRF na Paraíba faz festa surpresa para adolescente que sonha ser PRF

PRF na Paraíba faz festa surpresa para adolescente que sonha ser PRF

22 de janeiro de 2021
Baleia Rossi visita a Paraíba e se reúne com João Azevêdo e deputados

Baleia Rossi visita a Paraíba e se reúne com João Azevêdo e deputados

22 de janeiro de 2021
  • Sobre
  • Anuncie aqui
  • Trabalhe conosco
  • Contato

© 2019 Paraíba Master - Todos os direitos reservados à TV Master.

Sem resultados
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Coronavírus
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Internacional
  • Justiça
  • Policial
  • Política
  • Saúde

© 2019 Paraíba Master - Todos os direitos reservados à TV Master.

WhatsApp chat