Nesta sexta-feira (22), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) protocolou mais uma denúncia contra o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Ricardo e mais sete pessoas são investigadas em irregularidades cometidas por uma empresa que se tornou dona de 49% do Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa). O ex-governador seria o dono oculto desta empresa.
A denúncia foi elaborada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPPB, com base na delação feita pelo ex-comandante da Cruz Vermelha do Brasil, Daniel Gomes, em colaboração premiada firmada com a Justiça. A defesa de Ricardo Coutinho informou na tarde desta sexta-feira que já recebeu a denúncia, mas que só vai se pronunciar sobre o assunto após analisar o documento.
Além de Ricardo Coutinho, também foram denunciados por suposta participação no esquema que teria desviado recursos da saúde na Paraíba o irmão de Ricardo, Coriolano Coutinho, e a esposa dele, Amanda Rodrigues. Também são alvos da denúncia o ex-procurador-geral da Paraíba Gilberto Carneiro, o ex-secretário de saúde Waldson de Souza e os empresários Daniel Gomes, Maurício Rocha Neves e Aluísio Freitas de Almeida Júnior.
Na denúncia, o órgão pede a condenação dos suspeitos por corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro, além de reparação pelos danos ao erário.
Por: Paraíba Master com informações do G1