Em mensagem reservada enviada pelo WhatsApp, o ministro do STF Celso de Mello comparou o Brasil à Alemanha de Hitler e disse que os apoiadores de Bolsonaro “odeiam a democracia” e pretendem instaurar uma “desprezível e abjeta ditadura”. Ele é o relator do inquérito que investiga as acusações, levantadas pelo ex-ministro Sérgio Moro, de que Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal.
“É PRECISO RESISTIR À DESTRUIÇÃO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, PARA EVITAR O QUE OCORREU NA REPÚBLICA DE WEIMAR QUANDO HITLER, após eleito por voto popular e posteriormente nomeado pelo Presidente Paul von Hindenburg, em 30/01/1933, COMO CHANCELER (Primeiro Ministro) DA ALEMANHA (“REICHSKANZLER”), NÃO HESITOU EM ROMPER E EM NULIFICAR A PROGRESSISTA, DEMOCRÁTICA E INOVADORA CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR, de 11/08/191, impondo ao País um sistema totalitário de poder viabilizado pela edição , em março de 1933 , da LEI (nazista) DE CONCESSÃO DE PLENOS PODERES (ou LEI HABILITANTE) que lhe permitiu legislar SEM a intervenção do Parlamento germânico!!!! “INTERVENÇÃO MILITAR”, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia, NADA MAIS SIGNIFICA, na NOVILÍNGUA bolsonarista, SENÃO A INSTAURAÇÃO , no Brasil, DE UMA DESPREZÍVEL E ABJETA DITADURA MILITAR!!!!”, completou Celso de Mello.
O comentário foi feito um dia antes da manifestação de aliados do presidente que ocorre hoje, em Brasília. Uma das faixas carregadas por manifestantes pede “intervenção militar”. Há duas semanas, Celso de Mello classificou como “bolsonaristas fascistoides, além de covardes e ignorantes” dois homens que foram presos por ameaçar de morte juízes, promotores e procuradores do DF.
Do ponto de vista jurídico, a fala do ministro pode motivar uma ação de Bolsonaro pedindo a suspeição de Celso de Mello como relator do inquérito que investiga a suposta interferência política da PF. Caso seja denunciado, o presidente da República poderá afirmar que está sendo julgado por um juiz que o comparou ao ditador Adolf Hitler, do Partido Nazista.
Por: Paraíba Master