A Arquidiocese da Paraíba emitiu nesta terça-feira (16) um novo decreto autorizando o retorno gradual das atividades religiosas com a presença dos fieis. Assinada pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, a decisão libera, além das missas, batizados, casamentos, confissões, exéquias e unção dos enfermos, sempre respeitando as normas recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde.
De acordo com decreto, ficou decidido que as igrejas, durante as celebrações, não poderão ultrapassar o limite de 30% da capacidade total e deverão oferecer álcool em gel nas entradas, além de marcações nos bancos e no piso, alertando sobre o distanciamento entre as pessoas. Caberá às paróquias determinarem a forma de organizar os fieis no acesso às celebrações.
“Aos fieis, caberá a obrigatoriedade de uso de máscara, não promover aglomeração ou “aperto de mãos” em qualquer momento e respeitar o limite da capacidade estabelecida”, aponta o decreto.
O novo decreto entra em vigor no próximo sábado, dia 20 de junho. A reabertura das igrejas, templos e outros lugares de culto já havia sido determinada pelo governador João Azevêdo (Cidadania), durante apresentação do plano de flexibilização, no último sábado (13).
Confira a íntegra da decisão aqui.
Por: Paraíba Master