Em entrevista exclusiva à TV Master neste sábado (20), o presidente da Unimed João Pessoa, Dr. Gualter Ramalho, falou sobre a volta da população ao “novo normal” e o achatamento da curva de casos da Covid-19 no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoal. Gualter apontou que o novo cenário de registros da doença no na unidade só foi possível graças às medidas mais rígidas adotas por governantes do estado.
“Houve um achatamento de casos [da Covid-19] dentro da “carteira” da Unimed e graças as restrições recentes, que ajudaram a reduzir a circulação de pessoas”, revelou o presidente. “Nos não vamos abusar. As medidas sanitárias continuam todas em vigor, os cuidados tem que ser mantidos para que não haja uma aceleração”, completou Gualter.
Ele também contou como o novo momento do combate à pandemia da Covid-19 vai mudar a rotina de atendimentos da unidade. Segundo o presidente da Unimed, o tratamento de outras patologias, como câncer, acidentes vasculares cerebrais (AVC’s), fraturas, entre outras, deve aumentar nas próximas semanas em decorrência da estabilização da Covid-19.
“É bom deixar claro que as doenças continuaram e elas estão represadas, agora vamos viver o novo normal com viés, por que teremos um aumento muito importante do tratamento não Covid-19”, explica Gualter. Ele lembra também que, durante a pandemia, o hospital manteve um fluxo de 35% de patologias não Covid.
Entre as mudanças também estão as voltas de outras cirurgias que estavam paradas por conta do foco na doença. O presidente relembra que a telemedicina, que foi adotada pelo hospital, ajudou a reduzir o número de paciente que procuram a unidade fisicamente, e também elogiou as mudanças feitas nos protocolos de atendimento, como a criação de dois fluxos: um para pacientes da Covid-19 e outro não Covid-19.
Por: Paraíba Master