A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Online registra a cada 24 horas, uma média de 445 boletins de ocorrências da população. Ao todo, foram 13.797 procedimentos contabilizados somente em julho deste ano. O número é 325 % maior em relação aos 4.265 registros ocorridos em março, quando a pandemia causada pelo Covid-19 afetou o Estado.
Disponível no endereço eletrônico www.delegaciaonline.pb.gov.br, a Delegacia Online funciona durante as 24 horas diárias e pode ser acessada gratuitamente pelo cidadão que deseje registrar situações que não necessitem de perícias ou intervenção rápida da polícia.
Em julho, a maior parte das queixas foi relativa a extravio de documentos e objetos (3.520), furtos (845), acidentes de trânsito sem vítimas (751) e bloqueio administrativo de veículos (212). Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (6) pela Polícia Civil da Paraíba e mostram que o atendimento virtual passou a crescer no Estado, após a chegada da pandemia.
Em janeiro, quando a Paraíba ainda não tinha registros de Covid-19, a Delegacia Online contabilizou 3.331 registros. Em fevereiro, ainda sem casos da doença, foram 2.853. Os saltos nos números começaram a partir de abril, quando houve 7.723 boletins. Em maio, foram 9.252. E, em junho, 13.175.
O Boletim de Ocorrência é validado por uma equipe de policiais civis e a certidão é enviada para o e-mail informado pelo solicitante. Se o fato narrado precisar ser investigado, o caso é encaminhado para uma delegacia que fará a instauração do inquérito policial.
Por Paraíba Master