O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), realizou a entrega da primeira etapa da obra de requalificação da Avenida Epitácio Pessoa, na manhã desta quarta-feira (12), em João Pessoa. A obra, em comemoração aos 435 anos da cidade, traz o conceito de “Avenida Passeio”.
São 10,5 km de calçadas padronizadas, que respeitam as regras de acessibilidade, como rampas para cadeirantes e piso tátil para deficientes visuais. Também já foram instalados novos canteiros e árvores. Nas 76 faixas de pedestre, foi instalado um sistema de “iluminação inteligente”. Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos.
A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 m² de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.
“A Avenida Epitácio Pessoa vem passando por sua maior transformação, se modernizando e ganhando um novo conceito. Este cuidado com as pessoas, de fazer uma gestão mais humanizada, se reflete no que estamos fazendo na Epitácio, que dá mais oportunidade para as pessoas, para os idosos e pessoas com algum grau de deficiência, de caminharem pela via de um extremo ao outro com mais segurança e conforto. Isso gera mais sensação de bem-estar e qualidade de vida, disse o prefeito.”
A obra de requalificação é realizada inteiramente com recursos próprios e acontece desde dezembro do ano passado por etapas, com o objetivo de garantir o mínimo impacto possível comum neste tipo de intervenção ao tráfego local.
“A avenida faz uma importante ligação entre o Centro Histórico e a praia e buscamos oferecer uma nova experiência de passeio, assim como na Avenida Beira Rio, que já está totalmente renovada. Nós temos carros e ônibus fazendo seus trajetos pela via, mas também queremos ver as pessoas circulando nela, contemplando um espaço mais verde, mais agradável e, sem sombra de dúvidas, mais sustentável”, afirmou Cartaxo.
Por Paraíba Master