A nova espécie de cupim descoberta pelo professor Alexandre Vasconcellos, do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o pesquisador Rudolf H. Scheffrahn, da University of Florida, foi encontrada na região do Cariri paraibano e levou cinco anos para que fosse feita a coleta e sua descrição.
Segundo a UFPB, a nova espécie é a Tauritermes bandeirai, identificada nas cidades de São João do Cariri e São José dos Cordeiros e no distrito de São José da Mata, em Campina Grande.
Segundo Alexandre Vasconcellos, a espécie já havia sido coletada na década de 70, na Bahia, mas não chegou a ser estudada. Porém, só depois das coletas em solo paraibano que foi possível estabelecer o status de “espécie nova”.
“Foi a partir do acúmulo de coletas em áreas de Caatinga na Paraíba que foi viável determinar que a espécie era nova para a ciência. Antes só havia uma coleta na Bahia, mas ninguém conseguiu determinar o status de espécie nova”, explicou Alexandre.
Por Paraíba Master com G1 Paraíba