A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (14), que a Paraíba tem sete casos confirmados da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica que é associada à Covid-19 e que há 13 notificações para a doença, conforme dados atualizados na sexta-feira (11). Também foi registrada a primeira morte, uma criança de Cruz do Espírito Santo foi a vítima da SIM-P.
Os dados foram avaliados por uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), formada por médicos, enfermeiros e residentes dos hospitais onde ocorreram as notificações dos casos suspeitos da SIM-P e da Rede Cuidar.
“A vigilância para estes casos, a nível nacional, foi disparada há pouco mais de um mês, então, é tudo muito recente. Levando isso em consideração, a Paraíba está bem avançada no que diz respeito às notificações. Quanto mais as equipes de saúde notificarem casos suspeitos, mais temos como desenhar um panorama de forma mais fidedigna e, consequentemente, implementar ações efetivas e necessárias”, informou a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES-PB, Fernanda Vieira.
Por Paraíba Master