O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, falou sobre o aumento no número de internações e mortes por covid-19 na Paraíba. Para ele é preciso intensificar ações de fiscalização e educação da população.
”As pessoas têm que entender que ninguém precisa pegar covid-19. É possível prevenir e a melhor forma para isso é usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social”, afirmou.
Os boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontam um aumento de 16% no número de mortes causadas pela covid-19 na Paraíba, quando comparado com a média de 14 dias atrás. E também mostram um aumento na ocupação de leitos, principalmente no Sertão paraibano. De acordo com o boletim divulgado nessa quinta-feira (3) pela secretaria, 68% dos leitos de UTI adulto estão ocupados no Sertão, além de 57% dos leitos de enfermaria adulto.
Recentemente, a cidade de Pombal, após perceber o avanço da doença, o prefeito decretou o fechamento de bares, restaurantes e parques de diversões, além de proibir a realização de eventos durante 15 dias. Para o secretário, a decisão foi acertada. ”O prefeito é a autoridade sanitária máxima de um município e, como médico sanitarista, eu digo que foi uma decisão acertada”, comentou Beltrammi.
O secretário ainda ressaltou que a responsabilidade do combate a doença não é apenas do poder público, mas sim de toda a população. ”Melhor trocar o barzinho e a festa por permanecer saudável”, disse.
Por Paraíba Master