Divulgado ontem (14), o novo Boletim do Observatório Fiocruz Covid-19 trás recomendações aos prefeitos eleitos e reeleitos em novembro. As indicações são feitas para que a expectativa de uma vacina contra o vírus Sars-Cov-2, que causa a covid-19, não seja motivo para que as prefeituras relaxem as medidas de prevenção contra a disseminação da doença.
“Alertamos que há um possível agravamento da pandemia exatamente quando se aproximam as festas de Natal e Ano Novo, período tradicionalmente marcado por encontros e confraternizações, maior circulação e aglomeração de pessoas. Com a proximidade de uma vacina contra a covid-19, é necessário reforçar as orientações de prevenção, lembrando que, até que tenhamos um considerável contingente populacional coberto pela vacina, não será possível alterar as medidas atuais”, afirmam os especialistas da fundação.
O boletim aponta para aumento de casos e óbitos em diversos estados nas próximas semanas e a Região Nordeste como crítica para a transmissão e incidência de casos graves, hospitalizações e possíveis óbitos. Segundo a Fiocruz, houve altas taxas de mortalidade na Região Norte nas últimas semanas, bem como níveis muito altos de incidência de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em todos os estados do país.
Por Paraíba Master