As incertezas com a crise sanitária e econômica fizeram com que os investidores apostassem em ativos entendidos como seguros. É isso que explica o fato de o ouro ter sido o investimento com maior rentabilidade em 2020.
De acordo com ranking feito pelo banco BTG Pactual, o metal se valorizou — incríveis — 55,9% em reais. Parte desse desempenho é decorrente da valorização do dólar, já que a commodity é negociada primariamente na moeda americana.
Os demais ativos do ranking tiveram desempenho bem aquém dos demais investimentos. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, rendeu 2,92% no ano. Já o CDI, que é o indicador usado como parâmetro para papéis de renda fixa, teve alta de 2,77%, enquanto a poupança rendeu 1,99%.
É bom lembrar que o Ibovespa, o CDI e a poupança perderam para a inflação. Ao menos, é o que aponta a estimativa dos economistas para IPCA no boletim Focus. Os especialistas projetam 4,39%.
Na ponta do lápis, isso significa que houve perda de poder de compra no caso de quem investiu na poupança, em fundos que replicam a carteira teórica do Ibovespa e em papéis de renda fixa atrelados ao CDI.
Por Paraíba Master com CNN