João Pessoa é uma das 18 cidades brasileiras que serão contempladas com unidades do Espaço 4.0, uma ação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) que vai servir para a capacitação de jovens em vulnerabilidade social.
Ao todo, serão 23 unidades espalhadas pelo país. A capital paraibana vai ser a cidade que vai receber mais unidades, quatro no total. A implementação foi definida em 2020. Com investimento de R$ 6,9 milhões, as unidades serão equipadas com tecnologia de última geração.
Por exemplo, nos espaços podem ser ofertados cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores e análise e interpretação de esquemas elétricos de notebook. Além disso, os jovens poderão ser capacitados em instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica e robótica educacional.
As unidades serão implementadas em Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Segundo o Ministério, os espaços poderão atender 6,5 mil jovens por ano com cursos de curta duração, com cronograma de 20 a 40 horas. Todos os jovens serão previamente selecionados e receberão certificado após a conclusão da carga horária.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que integra a estrutura do Ministério. E leva em consideração a capacitação profissional, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens no atual mercado de trabalho. Os locais da cidade onde as unidades serão instaladas dependem de uma definição da Prefeitura de João Pessoa, que está em diálogo direto com o Governo Federal.
Por Paraíba Master com G1