A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), disse ontem (08) que as exportações de carne bovina do Brasil registraram um recorde de 2,016 milhões de toneladas em 2020, alta de 8% em relação ao ano anterior, impulsionada pelos fortes embarques à China. A associação também acrescentando que espera que o ritmo dos embarques permaneça positivo em 2021, com possível avanço de 5% em volume.
Dados compilados junto à Secretaria de Comércio Exterior (Secex), apontam que as receitas com os embarques do produto (in natura e processado) tiveram em 2020 aumento de 11% na comparação anual, atingindo US$ 8,4 bilhões.
No total de 2020, a China importou sozinha 1,18 milhão de toneladas de carne bovina brasileira, avaliadas em US$ 5,1 bilhões, apontou a associação.
Mesmo diante dos impactos da pandemia de Covid-19, as exportações recordes em 2020 refletem a firme demanda por commodities do Brasil, puxada pela China. Números divulgados nesta semana pelo Ministério da Economia mostraram que o país registrou máximas de volumes embarcados de commodities como petróleo, açúcar, carnes e café no ano.
Por Paraíba Master