Foi divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), o prognóstico climático para o primeiro trimestre de 2021 na Paraíba. Tal previsão mostra que as chuvas irão ocorrer dentro da normalidade, ou seja, de janeiro à março os índices pluviométricos devem ficar próximos da média histórica. Em especial, as regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri-Curimataú têm alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da normalidade. Já em outras regiões do estado (litoral e brejo), ainda permanecem no período normal de estiagem. As chuvas podem variar entre 25% acima ou abaixo da média.
De acordo com Marli Bandeira, meteorologista da Aesa, mesmo que a previsão de chuvas para o Semiárido seja dentro da normalidade, não significa que elas devem ser intensas. Também foi explicado que, para essa região do estado, o natural é que aconteça alta irregularidade das chuvas, “Quando a gente fala que será normal as pessoas pensam que vai chover normalmente, mas o normal para o Sertão são chuvas irregulares. Chove mais em um canto menos em outro, passa um tempo sem chover, essa é a característica”, disse.
Segundo a especialista, a avaliação das chuvas de 2020 é que elas foram acima da média e dentro do esperado pela Aesa. Também foi comentado por Marli Bandeira que, depois de anos com chuvas abaixo da média, o ano passado foi positivo para o Semiárido da Paraíba. “A condição já foi bem melhor no ano passado do que o que estava vindo de anos anteriores, com chuva abaixo da média. No geral, as chuvas foram boas”.
Paraíba Master com PBAgora