A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira (12) que se reúne no próximo domingo (17) com diretores da agência, para decidir sobre o uso emergencial das vacinas do Instituto Butantan e da Fiocruz.
De acordo com o órgão, a data é o penúltimo dia estabelecido internamente para essa avaliação. Atualmente, a agência analisa dois pedidos para o uso emergencial dos imunizantes.
O primeiro foi feito pelo Instituto Butantan, na última sexta (8). A entidade mantém uma parceria com a empresa chinesa Sinovac, e fez solicitação para uso de 6 milhões de doses da vacina Coronavac, importadas da China. Já o segundo pedido foi feito logo em seguida, pela Fiocruz, cuja parceria com a farmacêutica AstraZeneca e Universidade de Oxford prevê uso de 2 milhões de doses, a serem importadas da Índia.
De acordo com a Anvisa, a necessidade de reunião entre os diretores ocorre por se tratar de uso emergencial e em caráter excepcional, diferente da situação de pedido de registro, que pode ser decidida apenas entre técnicos.
Por Paraíba Master