Um novo felino é recebido pelo Parque Arruda Câmara (Bica). O leão recém-chegado do zoológico de Ribeirão Preto (SP) é chamado por Simba. O animal que foi vítima de tráfico, agora faz companhia à leoa conhecida por “Leona”, moradora do parque, que permanecia solitária desde a morte dos pais.
O leão passou por um período de adaptação ao local e à leoa, que durou 15 dias, visto que viveu sempre na companhia do irmão, que morreu há mais de um ano. Simba foi bem recebido por Leoa e ambos já tem uma boa interação.
“Aqui temos uma leoa que também vive sozinha, então, em parceria com o zoológico e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, entendemos, em comum acordo, que esses animais mereciam companhia, daí, ou a nossa leoa iria para lá ou ele viria para a Paraíba. Como agora temos um dos recintos mais modernos do Brasil, do ponto de vista de qualidade de vida para o animal, de enriquecimento ambiental, de estrutura física, inclusive com vidros à prova de ruído, e, como o recinto de Ribeirão Preto era mais antigo do que o nosso, percebemos que o ideal seria o leão vir para cá” falou o médico veterinário do Parque, Thiago Nery.
Ligado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Parque da Bica tem tradição em acolher e tratar animais vítimas de maus tratos e/ou tráfico. No Parque, eles recebem tratamento veterinário e acompanhamento nutricional e são devolvidos à natureza depois de recuperados. Os animais que estão abrigados na Bica são aqueles que não têm condições de retornar ao habitat natural – muitos nasceram e viveram em cativeiro e vão precisar ser alimentados e tratados durante toda a vida.
Paraíba Master com T5