A direção do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, emitiu comunicado informando que a unidade de saúde está devidamente equipada e pronta para receber os pacientes transferidos de Manaus.
O Amazonas vivencia um colapso na Saúde em plena pandemia. Além do aumento no número de casos, as unidades hospitalares registram falta de oxigênio para pacientes internados.
Na tentativa de salvar vidas, o Amazonas decidiu transferir alguns desses pacientes para outros estados do Brasil. A Paraíba é um deles, e, de acordo com a direção do HU, 15 leitos foram reservados para acolher os “irmãos de Manaus”, que contarão com a assistência de pelo menos 60 profissionais. Veja o comunicado do hospital na íntegra:
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) está de braços abertos para receber os irmãos de Manaus-AM. Filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, o HULW colocou 15 leitos à disposição de pacientes do Estado do Amazonas com covid-19.
A enfermaria que irá recebê-los está equipada com leitos elétricos, bombas de infusão, ventiladores mecânicos e material para ventilação não-invasiva. Ao todo, cerca de 60 profissionais da área assistencial do Lauro Wanderley estão envolvidos nessa ação humanitária.
A logística de transporte está sob a coordenação do Ministério da Saúde, mas ainda não há previsão de quando os pacientes de Manaus chegarão à Paraíba. Em todo o País, a Ebserh mobilizou quase 150 leitos de nove hospitais universitários federais.
Atenciosamente,
Angélica Lúcio
Por Paraíba Master