O Programa Nacional de Imunizações (PNI) prevê que a vacinação contra a Covid-19 seja aplicada de acordo com grupos prioritários predefinidos pelo Ministério da Saúde. Com isso, profissionais de saúde, idosos, indígenas, servidores públicos de educação e segurança pública têm prioridade na “fila”. O que muita gente quer saber é: quando os jovens e demais públicos não prioritários receberão as doses do imunizante contra a doença?
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, pessoas que não compõem os grupos de prioridade só devem ser vacinadas a partir do mês de junho.
“As pessoas entre 18 e 59 anos que não pertencem a nenhum grupo serão vacinadas a partir de junho ou julho dependendo pra produção da Fiocruz e Butatan porque, a partir de março, o país terá uma produção de um milhão de vacinas”, disse o secretário, durante entrevista a uma emissora de rádio, em João Pessoa.
Até o momento, pelo menos dez estados já iniciaram a campanha de imunização. São eles: Espírito Santo, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Goiás, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, sendo esse último o estado que abriu a imunização no país, na tarde desse domingo (17).
Na Paraíba, a vacinação começará nesta terça-feira (19). Espera-se que mais de 54 mil pessoas sejam vacinadas nesta primeira fase do plano de imunização em todo o estado.
Por Paraíba Master