O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, participou nesta quarta-feira (20) do programa Master News, da TV Master e fez um panorama da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba.
Medeiros elogiou o Plano Nacional de Imunização (PNI), elaborado pelo Ministério da Saúde e seguido pelos estados brasileiros durante a campanha de vacinação contra o coronavírus. “O Programa Nacional de Imunização é um programa vitorioso, é o melhor programa e o mais abrangente”, disse o secretário, ressaltando que “nenhum país do mundo tem isso”.
Questionado pelo apresentador Aldo Schueler sobre a chegada do segundo lote de vacinas na Paraíba, Geraldo Medeiros informou que ainda não há uma data definida.
“O Ministério da Saúde ainda não tem um dia definido. Até porque não tem como definir. Houve uma série de problemas em que os dois milhões de [doses da] vacina [que vêm] da Índia, provavelmente, não vão ser enviados, e estavam sendo esperados, inclusive, para esse primeiro lote”, disse.
Sobre as vacinas envasadas pelo Instituto Butantan (4,8 milhão de doses), que estão em São Paulo, o secretário disse que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa conceder autorização para que essas doses possam ser distribuídas. Segundo Medeiros, esse processo ainda pode demorar cerca de um mês.
“Eu acredito que isso demorará três a quatro semanas, para que nós tenhamos um segundo lote de vacinas ofertado à população de todo o país”, afirmou.
Geraldo Medeiros destacou ainda a segurança e eficácia da vacina CoronaVac, e reforçou à população paraibana que todos devem se vacinar, de acordo com o calendário e os grupos prioritários do PNI.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende vacinar mais de 54 mil pessoas nessa primeira fase da imunização na Paraíba. Todos os municípios, com exceção de Condado – que recebe as doses nesta quinta-feira (21) – já tiveram acesso aos imunizantes.
Por Paraíba Master