Uma grande quantidade de peixes mortos apareceu na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, em João Pessoa, entre os dias 22 e 25 de janeiro. Nesta sexta-feira (5), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) divulgou laudo informando as causas do acontecido.
De acordo com o documento, um derramamento de esgoto clandestino no local teria provocado a contaminação da água e, consequentemente, a morte de centenas de peixes.
No dia 25, técnicos da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) coletaram amostras da água da Lagoa.
“Após análise em laboratório, constatou-se baixos níveis de oxigênio na água – o que pode levar espécies de peixes menos resistentes à morte –, alta densidade de bactérias indicadoras de esgoto, alterações na cor e presença de odores. Uma vez que trata-se de corpo hídrico lêntico (água parada), a acumulação de diversos tipos de contaminantes, como matéria orgânica advinda de esgoto, pode consumir o oxigênio presente na água, baixando o seu nível”, diz o texto.
A Sudema afirma que foram constatados “a presença de esgoto (coliformes termotolerantes em alta densidade) e resíduos de produtos de limpeza (fosfatos, sulfatos e cloretos)”. O órgão informou ainda que contatou a Prefeitura Municipal de João Pessoa para que seja traçado um plano com o objetivo de identificar lançamentos clandestinos de esgoto na água da Lagoa.
Por Paraíba Master com Assessoria