Foi autorizado neste domingo (14), pelo Japão, o uso no país da primeira vacina contra o coronavírus, a desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. Tal autorização, abre caminhos para abertura da campanha de vacinação apenas cinco meses antes do início da Olimpíada, com data para 23 de julho.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, o anuncio vem após o governo japonês confirmar no último dia 12 que os resultados finais dos testes clínicos conduzidos no Japão mostraram que a vacina teve eficácia similar a registrada pelos testes em outros países.
Em outros países, a vacinação contra a Covid-19 teve início no final do ano passado. O Reino Unido foi o primeiro do mundo a aprovar o uso do imunizante da Pfizer/BioNTech, que, desde então, recebeu o sinal verde de vários outros países, inclusive na América Latina.
Segundo o atual plano japonês, aproximadamente 20.000 profissionais da saúde da linha de frente no combate à pandemia receberão as primeiras doses a partir de quarta-feira. Cerca de 3,7 milhões de outros trabalhadores da saúde serão os próximos, seguidos pelos idosos a partir de abril. Até junho, a expectativa é que outros grupos sejam elegíveis para a vacinação.
Paraíba Master com G1